Portuguesa cria baterias com 3x mais capacidade


Uma investigadora portuguesa, da Universidade do Porto, juntamente com o criador das tradicionais baterias de iões de lítio (Li-ion), John B. Goodenough, inventou baterias com 3x mais duração.
Numa era em que a tecnologia tem vindo a crescer constantemente, a questão das baterias dos equipamentos é uma questão que interessa e move investigadores da área. Foi então que Maria Helena Braga e John B. Goodenough criaram uma alternativa às baterias já existentes.
Esta alternativa usa electrólitos cristalizados que permitem o uso de um ânodo alcalino-metálico, enquanto que as baterias tradicionais utilizam um electrólito líquido. A alteração, para quem não sabe, evita que se criem dendrites que deterioram as baterias e podem levar à ocorrência de curto circuitos.
A investigadora portuguesa começou por trabalhar na Universidade do Porto e, posteriormente, começou a integrar equipa com o investigador Goodenough, atualmente com 95 anos. Ao que tudo indica, a inovação surgiu mesmo na Universidade do Porto, sofrendo mais tarde desenvolvimentos que a tornaram aquilo que é agora.
Fonte: Pplware
Compartilhar Google Plus

Autor Laudison Almeida

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial